Tratamentos

Sorriso perfeito

DISFUNÇãO TEMPOROMANDIBULAR

A ATM (Articulação Temporomandibular) é a estrutura que liga a mandíbula ao crânio. Ela é formada por diversas estruturas, tecido ósseo, disco articular, músculos, ligamentos, capsula articular, e apresenta um suprimento sanguíneo e nervoso.

Quando a articulação tem problemas, temos estalidos (cliques), crepitações (barulho arenoso), dor e limitação na abertura da boca.

Vários fatores etiológicos podem levar à disfunção da articulação, dentre elas:
• Hiperatividade muscular (bruxismo)
• Estresse emocional (que leva ao apertamento dos dentes)-o estresse precisa de atenção especial, embora o bruxismo seja uma desordem relacionada aos reflexos musculares do sistema nervoso central, o estresse potencializa os danos provocados pelo apertamento e bruxismo.
• Traumas (acidentes e tombos que levam ao trauma do queixo ou face)
• Maloclusões

Em virtude da complexidade dos fatores etiológicos, o reconhecimento e tratamento são complexos.

O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, exame clínico-físico dos músculos e exames complementares de imagem (RX panorâmico, tomografia ou ressonância magnética).

O tratamento utiliza aparelhos orais (placas miorelaxantes), fisioterapia, terapia farmacológica, microcorrente, laserterapia,, infiltrações na articulação, bloqueios musculares e, em casos mais graves, artroscopia e cirurgia.