Pacientes

...

Ortodontia

CONTENÇÃO

Cuidados com seu aparelho removível: O tratamento ortodôntico traz uma grande satisfação e inúmeros benefícios a sua saúde e estética.

É imprescindível que você cuide de seu aparelho com muita atenção. Ele é um importante instrumento de correção de seus dentes, irá melhorar seu sorriso e sua autoconfiança. Para tanto, as seguintes orientações devem ser seguidas:

• O manuseio do aparelho deve ser feito com cuidado. Evite deixá-lo cair no chão ou colocá-lo no bolso, pois essas práticas podem danificá-lo.

• Deve-se evitar comer com o aparelho na boca, pois além do risco de se machucar ou danificar o aparelho, você terá mais dificuldades para limpá-lo.

• Ao praticar esportes o aparelho removível deve ser retirado da boca.

• Sempre que remover o aparelho da boca, acomode-o no estojo especial que você recebeu. Não é recomendável embrulhar em papel ou guardanapo, pois você poderá perdê-lo.

Higienização do Aparelho Removível: Toda vez que escovar os dentes, limpe também seu aparelho, inclusive quando for guardá-lo no estojo. Ele deverá ser lavado e escovado fora da boca. Para limpar o aparelho, basta utilizar uma escova de dentes e lavá-lo com água, segurando-o sempre pelo acrílico e nunca pelo fio. O aparelho não deve ser fervido ou lavado em água quente ou morna, pois isso irá deformá-lo, sendo necessária a confecção de um novo aparelho. Faça a higienização bucal normalmente, com sua escova de dentes, creme dental e fio dental.

Quando o aparelho removível é deixado fora da boca, ele resseca e pode ficar com gosto ou cheiro estranhos ao habitual. Para evitar isto, depois de escovado, coloque-o em um copo com água e uma colher de sopa de água oxigenada a 10% ou uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.Tambem pode ser utilizado enxaguatorio bucal (plax ou listerine). É importante não esquecer de escová-lo e enxaguá-lo antes de usar novamente.

Utilização do Aparelho Removível: O tempo de uso do aparelho removível deverá seguir os horários e períodos que indicarmos. Cada tipo de aparelho possui a sua individualidade terapêutica. Siga corretamente as nossas orientações.

Aparelhos Removíveis: Os aparelhos removíveis que podem sofrer ativações sao aqueles destinados a pequenas movimentações dentárias, sao aparelhos que aplicam força aos dentes para corrigi-los e sao utilizados no período ativo do tratamento.

Os aparelhos removíveis utilizados como contenção são aqueles desenhados para manter os dentes em suas posições corretas até que os ossos e a gengiva adaptem-se às alterações decorrentes da fase ativa do tratamento.